terça-feira, 26 de abril de 2011

Ascaris Lumbricides





  A ascaridíase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga .São vermes fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo.




  Uma vez ingeridos, os ovos se dirigem ao intestino, onde são liberadas as larvas, que atravessam a parede intestinal seguindo em direção ao fígado, coração e pulmões. Durante este percurso, as larvas passam por várias mudanças e, posteriormente, sobem em direção aos brônquios, faringe (onde são engolidas), retornando ao intestino delgado, através do aparelho digestório, onde, finalmente, tornam-se adultas.




  As larvas das espécies de Trichuris não migram após desenvolver-se, mas movimentam-se e amadurecem no intestino. Os adultos não são tão grandes quanto o A. lumbricoides. Os sintomas variam da aflição digestiva vaga e inaparente ao emagrecimento com pele seca e diarréia (geralmente com muco). Os sintomas tóxicos ou alérgicos também podem ocorrer.
  O tratamento pode ser feito por aspiração gástrica, óleo mineral para tentar desmanchar o bolo de Ascaris, cirurgia, sais de piperazina (Pyn-pan), Mebendazol, Albendazol,educação sanitária, construção de fossas, tratamento em massa da população periodicamente durante 3 anos consecutivos, proteção dos alimentos contra poeiras e insetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário