terça-feira, 26 de abril de 2011

Trichuris Trichiura

   É um parasita nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada.

                                  


   Sua infecção ocorre com a  ingestão dos ovos infectantes, que são larvados. Eclodem no intestino e as larvas se desenvolvem nas criptas cecais. Há acasalamento e liberação dos ovos (operculados). Eles ficam mergulhados na mucosa e podem causar reação inflamatória. O período pré-patente é de cinco a sete semanas.
   Há ação tóxica/irritativa dos tecidos, podendo levar a necroses focais. Em geral a infecção é assintomática, mas pode haver febre, náuseas, dor abdominal e prolapso retal  (grave em crianças com grande número de parasitos) apresentando alta prevalência em locais quentes e peridomícilio.
  As larvas eclodem, no intestino delgado, através de um dos poros presentes nas extremidades do Ovo, essa eclosão é dada pelo suco gástrico e suco pancreático presente no local. A partir da eclosão a larva penetra na mucosa intestinal e começa a se desenvolver e ao decorrer do desenvolvimento sua parte posterior sai para a luz intestinal.
Além dos métodos comuns de transmissão de parasitos; saneamento precário, falta de higiene, alimentos contaminados, sua transmissão pode ocorrer através de moscas e autofagia.
  Seu tratamento pode ser feito pelos medicamentos Mebendazol e Albendazol, assim como por métodos higiênicos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário