terça-feira, 26 de abril de 2011

Trichuris Trichiura

   É um parasita nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada.

                                  


   Sua infecção ocorre com a  ingestão dos ovos infectantes, que são larvados. Eclodem no intestino e as larvas se desenvolvem nas criptas cecais. Há acasalamento e liberação dos ovos (operculados). Eles ficam mergulhados na mucosa e podem causar reação inflamatória. O período pré-patente é de cinco a sete semanas.
   Há ação tóxica/irritativa dos tecidos, podendo levar a necroses focais. Em geral a infecção é assintomática, mas pode haver febre, náuseas, dor abdominal e prolapso retal  (grave em crianças com grande número de parasitos) apresentando alta prevalência em locais quentes e peridomícilio.
  As larvas eclodem, no intestino delgado, através de um dos poros presentes nas extremidades do Ovo, essa eclosão é dada pelo suco gástrico e suco pancreático presente no local. A partir da eclosão a larva penetra na mucosa intestinal e começa a se desenvolver e ao decorrer do desenvolvimento sua parte posterior sai para a luz intestinal.
Além dos métodos comuns de transmissão de parasitos; saneamento precário, falta de higiene, alimentos contaminados, sua transmissão pode ocorrer através de moscas e autofagia.
  Seu tratamento pode ser feito pelos medicamentos Mebendazol e Albendazol, assim como por métodos higiênicos.


 

Ascaris Lumbricides





  A ascaridíase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga .São vermes fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo.




  Uma vez ingeridos, os ovos se dirigem ao intestino, onde são liberadas as larvas, que atravessam a parede intestinal seguindo em direção ao fígado, coração e pulmões. Durante este percurso, as larvas passam por várias mudanças e, posteriormente, sobem em direção aos brônquios, faringe (onde são engolidas), retornando ao intestino delgado, através do aparelho digestório, onde, finalmente, tornam-se adultas.




  As larvas das espécies de Trichuris não migram após desenvolver-se, mas movimentam-se e amadurecem no intestino. Os adultos não são tão grandes quanto o A. lumbricoides. Os sintomas variam da aflição digestiva vaga e inaparente ao emagrecimento com pele seca e diarréia (geralmente com muco). Os sintomas tóxicos ou alérgicos também podem ocorrer.
  O tratamento pode ser feito por aspiração gástrica, óleo mineral para tentar desmanchar o bolo de Ascaris, cirurgia, sais de piperazina (Pyn-pan), Mebendazol, Albendazol,educação sanitária, construção de fossas, tratamento em massa da população periodicamente durante 3 anos consecutivos, proteção dos alimentos contra poeiras e insetos.